A toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox, é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. É a mesma bactéria causadora da doença botulismo, mas a toxina botulínica industrializada é purificada e usada em doses que não causam a doença. A toxina é aplicada no músculo e provoca o relaxamento da região.
O Botox tornou-se a primeira toxina botulínica registrada no Brasil e, desde então, tem recebido um número progressivo de indicações estéticas e terapêuticas, como no uso do tratamento para a hiperidrose.
Existem diversos nomes comerciais, o Botox é apenas o nome mais conhecido da toxina botulínica (exemplos de outros nomes: Dysport, Xeomin, Botulifit).
O Botox pode ser usado em todo tipo de ruga?
338_saude_4_2Não. Os dermatologistas recorrem a essa técnica para suavizar as rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que ficam muito marcadas devido à movimentação dos músculos da face, como as da testa e os pés-de-galinha. Para as linhas evidentes quando o rosto está parado (o bigode chinês, por exemplo), há outros recursos, como o preenchimento à base de ácido hialurônico.
O rosto pode ficar sem expressão?
A forma de uso da substância evoluiu muito nos anos mais recentes. Há alguns anos, dava, sim, um visual congelado. A tendência agora é deixar a aparência bastante natural. Isso vai depender da quantidade do material injetado em cada região, da técnica e do senso estético do dermatologista. Por isso, faz toda diferença optar por um especialista que tenha experiência no método e que avalie o seu rosto de forma individual, já que não há uma receita única para a aplicação da substância.
A partir de que idade pode começar a usar?
Os médicos falam que, mais importante do que a faixa etária da paciente, é saber se ela realmente precisa do tratamento. Mulheres jovens (30 anos em média) com tendência genética à formação de rugas podem usufruir da técnica de forma preventiva: ao relaxar determinado músculo, a toxina botulínica previne o aparecimento de um vinco mais profundo daqui a cinco ou dez anos. Mas esse uso ainda é polêmico e, como sempre, vale o bom senso do médico e da paciente.
Qual a principal vantagem do Botox?
Ao contrário de cremes, que não eliminam rugas e linhas de expressão, a aplicação do Botox traz resultados mais visíveis. O Botox é um dos únicos tratamentos que de fato minimiza as aparentes rugas e linhas de expressão e ainda atua na prevenção do envelhecimento da pele.
No caso das linhas de expressão, o benefício se dá de duas maneiras:
- De forma preventiva: como a contração muscular é paralisada não haverá a formação de rugas pela movimentação muscular na área em que foi aplicado o Botox.
- De forma reparativa: como o Botox tira a tensão da musculatura, as rugas, causadas por esses músculos, são amenizadas.
Quando se nota os resultados da aplicação de Botox?
O resultado da aplicação do Botox em estética começa a ser notado no prazo de dois a cinco dias a partir do momento da aplicação. Os resultados tornam-se mais pronunciados em até duas semanas. A partir de então os resultados permanecerão estáveis pelo período aproximado de quatro a seis meses. No entanto, o tempo de aparecimento dos resultados e sua duração variam de caso para caso.
Profissionais que podem aplicar o Botox
Dermatologistas e cirurgiões plásticos são os profissionais mais preparados para aplicar o tratamento estético com Botox. Cheque a formação e certificação de seu médico antes de se submeter a procedimentos. O preço varia conforme a marca e a quantidade a ser usada na paciente.
Contraindicações do Botox
O Botox, assim como todo medicamento, é contraindicado para pacientes que apresentam alergia a qualquer componente de sua formulação. Mulheres grávidas ou em amamentação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias (ou ainda pessoas que utilizem anticoagulantes, aminoglicosídeos e drogas que interfiram na transmissão neuromuscular) não devem ser tratados com a substância.
Vou sentir dor ao fazer o Botox?
Você vai sentir as picadas da agulha, mas quem fez diz que é suportável. As pacientes mais sensíveis podem recorrer a um creme anestésico para passar sobre a pele antes da injeção.
Usos Terapêuticos do Botox
Além do uso estético, o Botox pode ser utilizado para o uso terapêutico no tratamento de bexiga hiperativa, espasticidade disfuncional (rigidez muscular excessiva), distonias, espasmo hemifacial, hiperidrose, enxaqueca (migrânea crônica), estrabismo e blefaroespasmo.